Oii gente tudo bem?
Hoje vamos falar de um assunto bem polêmico e que divide opiniões. O assunto foi sugerido pela Rafaela Camilli de 18 anos, e o blog dela vocês conferem AQUI

A ostentação influência no sucesso do blog?

Além do assunto ostentação, vou abordar tópicos que julgo no meu ponto de vista influenciar ou não um blog, sei que tem gente que não concorda, mas essa é a minha opinião.

Ostentação nos blogs.
O que é ostentar?
$ mostrar luxo ou riqueza.
$ exibir com vaidade.
$ alguém que exibe as suas riquezas.
Partindo do significado da palavra, 99% das blogueiras de sucesso hoje ostentam. Seja mostrando seus quartos, penteadeiras, pares de sapatos, closet, tecnologias etc.
Eu como boa publicitária acho que existe público e perfil para tudo. Existe público para a blogueira que ostenta, assim como existe para o funk ostentação, existe público para os videos que fazem paródias de músicas, assim como existe para os videos de make e look do dia.
Por que blogs e funk ostentação chamam atenção? Quem nunca quis ou sonhou em ser rico? Em ter dinheiro para fazer o que quiser? Em ter um carrão na garagem e passar o dia todo na piscina?
As pessoas se identificam com essas coisas, pois querem ter e/ou serem iguais. As pessoas valorizam mundos cor de rosa, quartos que nunca tiveram e tecnologias que sonham em ter, por esse motivos a ostentação ajuda no sucesso do blog. Pois as pessoas idealizam ter o que estão vendo ali. O que acho injusto é não darem devida atenção a pessoas e blogs que seguem os mesmos padrões de vida. Existem tantos blogs bom com falta de reconhecimento. Enfim eu sigo e acompanho blogs que estão dentro da minha realidade, que vai me indicar coisas dentro do meu padrão, já deixei de seguir blogs que passaram a só ostentar.

Incoerência.
Eu posto e indico coisas que julgo interessantes e que meu público vai gostar e se identificar. Não adianta eu fazer propaganda de um Camaro Amarelo sabendo que o perfil do meu público não é esse. Na blogosfera existe muito disso, pessoas incoerentes. Exemplo, A blogueira X ostenta, mas ela tem um público que ostenta também, então esta coerente. Agora não tem nada a ver eu luxar ou ostentar sabendo que o público que eu tenho e quero não é esse. A mesma coisa acontece do outro lado, leitores que gostam de blogs que ostentam, mas aquela não condiz com sua realidade.

Investimento em produtos.
Isso não acontece só no mundo virtual, as pessoas que ganham mais dinheiro gostam de comprar coisas mais caras, produtos melhores. Com as blogueiras não é diferente. As que ostentam saem na frente das iniciantes, pois podem investir em equipamentos para fotografar e gravar videos, melhorias na plataforma do blog, layout, conseguem ter uma assessora para divulgar mais e melhor seu trabalho, além de poder comprar mais produtos para testar e resenhar, produtos mais caros, podem comprar presentes para suas leitoras etc.

Procura das marcas.
Outra característica coisa que ajuda as blogueiras que ostentam é a procura das marcas. Marcas mais caras e luxosas custumam procurar por blogueiras e leitores que tenham o perfil da marca, ou seja, uma marca mega top vai investir em uma blogueira top para ter o retorno esperado. Mas também existem marcas de preços mais baixos, que vão preferir blogueiras e públicos mais simples. As marcas procuram saber a quantidade de pessoas que a blogueira vai influenciar para adquirir seu produto, sempre levando em consideração o perfil da blogueira e do público em questão. EX: O meu blog é lido por 98% de mulheres e 2% de homens, vendo isso alguma marca de espuma de barbear para homens vai me escolher? Provavelmente não, pois não tenho o público que eles procuram.

Perda de autenticidade e essência.
Esse eu acho o pior fator, pois sei que muitas blogueiras começaram de baixo, muitas conseguem ser a mesma pessoas, outras já não. É ai que elas se perdem. .Eu amo esse universo internet desde quando meu pai comprou o primeiro computador em meadas de 98/99. Eu sempre me interessei por blogs, fotologs, até achar as blogueiras de beleza, moda e make. As minhas blogueiras favoritas eu sigo por pura identificação. Por exemplo, nossa olha a blogueira tal comprou um perfume da boticário que eu tenho, ou nossa ela se veste muito bem e compra roupas em lojas de departamento como Marisa e Renner. Só que hoje vejo muitas das blogueiras que ao crescer e ganhar dinheiro perdem um pouco dessa essência. Lógico sei que quando se ganha bastante dinheiro, quer ser investir em coisas boas. Mas eu como leitora fico intrigada e passo a visitar bem menos do que antes. Porque penso no padrão econômico, será que a blogueira para e pensa sobre isso? Se durante 2 anos ela fez sucesso e ergueu o blog dela usando marcas populares e em conta, ela provavelmente atraiu públicos que se identificaram com essa realidade. Mas se a mesma começa a usar coisas mais caras, investir em produtos melhores, o publico vai ser o mesmo? Vai se identificar? O público vai seguir esse novo padrão? Um exemplo básico: Antigamente no inverno a blogueira X comprava uma bota linda por R$ 100,00. Hoje a mesma blogueira compra uma bota por R$ 600,00.Como o público reage a isso? Nem todas as pessoas tem o mesmo poder aquisitivo.
Outra coisa que fico intrigada é, pessoa X diz que não gosta daquilo e nunca vai usar, passado um tempo, lá esta a pessoa X fazendo publicidade do item em questão no blog.
Acho que as pessoas para serem formadoras de opinião devem ter uma credibilidade, sim eu sei que as pessoas mudam de opinião, mas o que na maioria das vezes acontece é a VENDA da opinião. Defendo que as blogueiras e pessoas em geral não devem perder a autenticidade e nem a essência.

Publieditoriais.
Todos os produtos que as blogueiras falam hoje em dia, as pessoas acham que ela esta ganhando $ da empresa para divulgar. Sim as blogueiras ganham com isso, mas também existem os casos da pessoa ter comprado e gostado de verdade e quer repassar para as leitoras como uma simples dica de amiga. Pelo fato de as empresas mandarem produtos para teste e para uso, muitas acabam lotando o blog só de publicidade, quando eu vejo isso fico com a mesma cara quando vejo o comercial da Xuxa usando Monange.

Comece com o que tem.
Todos os videos de como ser uma blogueira de sucesso tem essa frase, começar com o que tem (referente a câmera e iluminação). Se você pegar os primeiros videos/vlogs de 2010, você vai ver que a qualidade não era a melhor realmente. Mas hoje as pessoas estão acostumadas a verem ótimas fotos e ótimas resoluções em videos, se alguém aparecer com um vídeo com a mesma qualidade dos videos de 2010, muitas vão ignorar e/ou criticar. Lógico, se você só tem a câmera do celular, comece gravando com ela, não é preciso uma mega produção, muitos vídeos famosos no youtube, foram gravados pelo celular de um jeito totalmente amador. O negocio é usar os truques de luz natural, ser autêntica, falar sobre o que sabe e muita criatividade.

Faça por amor.
Tudo na vida faça por e com amor. Quando se faz o que gosta não é obrigação, não é chato. Se for pensar só em receber e em benefícios, você vai desistir. Porque não é fácil, demanda tempo, ideias, planejamento, amor e muita muita paciência. As pessoas acham que por tal blogueira fazer sucesso, se copiar o que ela faz, vai fazer sucesso também. Mas não é assim, as blogueiras que fazem sucesso hoje trilharam um longo e árduo caminho para chegar onde estão. Vai ter dia que você não vai ter nenhuma visita ou comentário no blog, dias que vai receber criticas, dias que seus amigos vão te zuar, mas se você gosta de verdade vai ignorar tudo isso, levantar a cabeça, arregaçar as mangas, escrever outro post e continuar.


E vocês o que acham do assunto? Concordam, discordam? Deixei seu comentário aqui, vou adorar saber sua opinião.

Até a próxima. Beeeijos


15 Comentários

  1. Ameeei! Concordo com você quando diz que há publico para tudo! Mais acho que se as blogueiras de hoje em dia (que por sinal são muitas) ajudassem umas as outras ao invés de adorar as que ostentam, o mundo dos blogs existiria bem mais oportunidades e incentivo para as demais blogueiras, pois confio no trabalho de todos *-* Obrigada pelo post adoro seu blog, muito sucesso.

    Beijão :* ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, se tivesse essa ajuda mutua a vida na blogosfera seria mais fácil.
      Que bom que gostou fico feliz.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Concordo totalmente com o que tu disse, e com o comentário da Rafaela também. Adorei seu blog, valeu a visita e estou seguindo!
    Beijos!
    http://eiguriasorria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada pela visita Nath e que bom que gostou.
      beijos <3

      Excluir
  3. Eu super concordo! Tem público para todo tipo de blog!
    No meu caso, o alvo não é o público luxo ou que ostenta, e posso viver com isso! rsrs

    Sucesso!
    Nayara Storbem (Entre Amigas)
    http://nayara-storbem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara que bom que além do nome parecido temos o mesmo pensamento.
      Obrigada e todo sucesso pra vc tbm <3

      Excluir
  4. Muito bom o post! Me identifiquei bastante com o seu pensamento, penso muito parecido! Gostei do blog e vou seguir, se se identificar com o meu também, vou adorar te ter por lá! Bjs
    http://aquitemmmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii muito obrigada viu... vou passar no seu blog sim, com certeza.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Sinceramente, desde quando entrndo por blog esse foi o melhor post que ja vi.. Concordo com absolutamente TUDOOO...
    Www.meninaunica.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua postagem. Eu concordei demais na parte em que você cita que muitas perdem a essência, isso é péssimo! Tem algumas que ficam até arrogantes, eu confesso que deixei de acompanhar muitas blogueiras apenas pelo fato de terem mudado da água para o vinho.
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marii tudo bem? Eu tbm viu, deixei de lado varias blogueiras que perderam aquela essência do começo sabe?
      Obrigada pela visita!
      Beeijos <3

      Excluir
  7. Infelizmente as coisas não funcionam como deveriam eu já vi vários blogs cheios de ostentação que não me interessei nenhum pouco pelo conteúdo e blog muito simples com conteúdos ótimos pena que as pessoas não valorizam
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o texto, simplesmente perfeito.
    Vale lembrar que muito dessas blogueiras também ganham muitos produtos caros e que não gastam nenhum tostão com eles; e como dizem que o produto,a marca é maravilhosa, faz com que as pessoas queiram aquele produto, compram em várias vezes e quando na verdade existe produtos mais baratos e tão bom quanto aquele de marca cara; mas as pessoas não compram, porque as blogueiras dizem que aquela marca é a melhor de todas.
    Adorei seu texto.
    Beijinhos! =*
    http://borboletaasrosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei o post muito legal e sincero, só não concordo com uma coisa(que provavelmente tu pensa o mesmo, só não foi bem explicado no post): se a blogueira é da minha confiança, não faz diferença nenhuma se ela comprou o produto, ganhou ou foi paga pra fazer aquele post. Acho injusto que as pessoas pensem que, só pq ela ganhou o produto, está dizendo que é bom pq ganhou/foi paga pra isso. Pra mim realmente não faz diferença, mas o problema é quando o blog vira publicidade da marca em si, como vemos muito por aí. Claro que a pessoa precisa se sustentar com o blog, mas eu nem leio quando vejo que a pessoa não testou o produto, só colou a propaganda que enviaram a ela, mas tbm não vou ficar reclamando que ficam postando publicidade justamente pq sei que é necessário pra se manter.
    Achei ótimo o teu ponto sobre se perder e acabar mudando de público!
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...